Coaching de EMAGRECIMENTO Saiba Mais
Apresentação - Ser Integral Apresentação - Ser Integral Apresentação - Ser Integral

Artigos

Voltar

04/01/2014

Medicina Esportiva e equipe multidisciplinar

Com a grande difusão das informações em periódicos, TV, revistas e na internet, dentre outras, a população tomou conhecimento da grande influência do estilo de vida e dos hábitos sobre nossa saúde e qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde divulga a informação que cerca de 50 a 60% das condições de saúde que experimentamos tem relação direta com nosso estilo de vida, e isto nos diz respeito principalmente no que se refere à alimentação, atitude perante e vida e a atividade física, que são os aspectos que podemos diretamente modificar e influenciar. 
A medicina esportiva, que se relaciona diretamente à pratica da atividade física e do exercício vem experimentando um crescimento exponencial, e possui um campo de atuação muito extenso, que não fica restrito somente aos atletas profissionais e de alto rendimento, mas também é direcionada para as pessoas comuns, que utilizam o esporte para melhorar sua saúde, obter prazer e qualidade de vida. 
As imagens da copa do mundo de futebol em 2002 no Japão e Coréia do Sul nos mostraram o belo trabalho realizado na improvável recuperação dos atletas Rivaldo e Ronaldo “fenômeno”. 
Também vimos com curiosidade os médicos das seleções da Coréia e Japão realizarem aplicações de Acupuntura na beira do campo em seus atletas contundidos, que voltavam imediatamente ao jogo. Culturalmente normal naqueles países, no ocidente esta prática vem crescendo e beneficiando inúmeras pessoas, na recuperação de lesões e na obtenção de ganhos em sua saúde. 
As pessoas buscam a atividade física por diversas razões, seja com a finalidade de melhorar sua forma física, estética, para obter saúde, bem estar, pertencer à grupos, dentre várias outras. Independente do motivo, todos necessitam ser bem orientados e acompanhados. 
A medicina esportiva não se preocupa somente em tratar as lesões do esporte, mas fundamentalmente em atuar na prevenção, utilizando diversas especialidades e áreas de atuação na saúde, como a acupuntura, ortomulecular, homeopatia, fisioterapia, nutrição, podologia, psicologia, yoga, fisiologia e outras práticas ainda menos conhecidas, mas extremamente úteis como a Programação Neurolinguística (PNL), e a meditação.
Segundo o Dr. Moisés Cohen, referencia nacional e mundial na especialidade, o conceito de equipe multidisciplinar é fundamental para a prática da Medicina do Esporte: “Não existe mais espaço para aquele que se intitula médico do esporte e que acha que pode resolver todos os problemas médicos de uma equipe. Todos os setores da medicina podem estar ligados à medicina esportiva. Há também as áreas não-médicas voltadas para o esporte, mas que trabalham conjuntamente, que é o caso da nutrição, preparação física, entre outras. É uma equipe que visa o bem-estar do atleta, visando a prevenção de lesões e a recuperação, quando há contusões ... O trabalho em conjunto de todos os envolvidos possibilita moldar o atleta de acordo com as suas características e necessidades.”
Através destes conhecimentos podemos manter o indivíduo mais tempo praticando atividade física em um nível adequado para sua saúde, longe de lesões, mantendo sua força, seu desempenho nas suas atividades cotidianas, sua independência, e assim a possibilidade de desfrutar sua vida em plenitude.
 
Dr. Roberto Debski Médico especialista em homeopatia e acupuntura, psicólogo, coach e trainer internacional em PNL.